logo green domus accenture

Pegada de Carbono e a metodologia ISO 14067

destaque blog post

No post anterior (disponível aqui), explicamos o que é a Pegada de Carbono, suas aplicações e a metodologia utilizada para sua avaliação – a Avaliação de Ciclo de Vida. Hoje, vamos aprofundar o aspecto metodológico, apresentando a norma utilizada para a realização da Pegada de Carbono – a ISO 14067 [https://www.iso.org/standard/71206.html].

Embora o uso da norma ISO 14076 não seja obrigatório, é altamente recomendável para evitar o greenwashing e reduzir o risco de alegações exageradas sobre os produtos ou práticas de negócio. A norma ABNT ISO/TS 14067:2015 desempenha um papel fundamental na especificação técnica da avaliação, relato e comunicação da Pegada de Carbono de produtos e serviços ao longo de todo o ciclo de vida. Ela ajuda organizações de todos os setores e tamanhos, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente, e permite a identificação de oportunidades para reduzir as emissões de GEE.

A ACV tem quatro fases interconectadas: Definição de Objetivo e Escopo, Análise de Inventário do Ciclo de Vida, Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida e Interpretação. A primeira fase visa determinar a possível contribuição de um produto ou serviço para o aquecimento global e deve considerar cuidadosamente a aplicação pretendida, as razões para a realização do estudo, a comunicação prevista e o público destinado. A segunda fase é a compilação e quantificação dos fluxos de entrada e saída de materiais e energia de um produto ou serviço durante seu ciclo de vida. A terceira fase tem como objetivo quantificar o impacto da mudança climática de cada GEE emitido e removido ao longo do seu ciclo de vida. Por exemplo, as emissões de Metano (CH4) podem ser convertidas em impacto climático, expresso em termos de equivalentes de CO2, permitindo a avaliação de diferentes opções de um produto ou serviço quanto à sua emissão de GEE. Por fim, a fase de interpretação identifica questões significativas, levando em consideração os resultados obtidos nas fases anteriores.

É importante ressaltar que o cálculo da Pegada de Carbono é técnico e requer conhecimentos específicos. Por isso, muitas organizações optam por contratar consultorias especializadas para realizar esse processo.

A sua empresa tem interesse neste assunto? Não hesite em entrar em contato para que possamos lhe passar a orientação necessária.

 

 

Autor: Ricardo Alberto de Oliveira Ferreira

Group

Compartilhar

Tem interesse em receber um orçamento ou
conhecer mais sobre as soluções da Green Domus?

Tem interesse em receber um orçamento ou conhecer mais sobre as soluções da Green Domus?

Entre em contato conosco e receba nosso retorno em até 24h.