CONSULTORIA
Materialidade
A caminhada de uma empresa na direção da sustentabilidade, ou da adequação às expectativas do mercado relativas às questões Ambientais, Sociais e de Governança (ESG, na sigla inglesa), começa pela priorização dos assuntos a serem endereçados em cada ciclo de planejamento e de reporte. Essa priorização é o que se chama de materialidade.
A definição da materialidade é de fundamental importância para embasar o desenvolvimento e atingimento dos objetivos estratégicos de ESG da empresa, proporcionando a mitigação de riscos socioambientais e permitindo o planejamento metódico das ações. A materialidade pode ser determinada a partir de duas principais abordagens: materialidade de impacto, voltada à definição dos principais impactos da organização, e materialidade financeira, que foca na determinação dos principais temas que representam riscos financeiros para a organização.
MATERIALIDADE DE IMPACTO
O Global Reporting Initiative publicou a norma atualizada GRI 2021, que permite que a organização implemente processos de reporte de relatórios de sustentabilidade ou integrados seguindo as práticas padrão do mercado.
A definição da materialidade passa por um processo complexo que envolve a aplicação de conhecimento especializado para a interação e levantamento de informações entre organização e stakeholders internos e externos. Para muitas empresas não faz sentido desenvolver essa capacidade técnica internamente. Pensando nisso, a Green Domus oferece o serviço de assessoria para a definição de materialidade conforme a norma GRI 2021. A consultoria permite que as empresas tenham segurança em enunciar a sua materialidade, permitindo assim que o público visualize os principais temas de sustentabilidade da empresa com base em padrões internacionalmente reconhecidos.
MATERIALIDADE FINANCEIRA
A materialidade financeira representa os riscos aos quais uma organização está sujeito caso a gestão voltada aos aspectos ambientais, sociais e de governança não seja executada adequadamente, ou seja, representa os possíveis impactos externos na organização. O Sustainability Accounting Standards Board (SASB) publicou o SASB Standard que apresenta padrões previamente definidos para organizações de 77 setores.
DUPLA MATERIALIDADE
A dupla materialidade tem ganhado espaço no mercado e é cada vez mais almejada pelas organizações. Isso porque, além de permitir verificar os impactos da organização em termos ambientais, sociais e de governança, a dupla materialidade também permite entender quais são os riscos que a organização corre. Dessa forma, a dupla materialidade nada mais é do que a junção entre as materialidades de impacto e financeira.
Entre em contato conosco para saber mais informações.
