Consultoria
Avaliação de Risco Climático
As mudanças climáticas representam um dos maiores desafios da nossa geração. O impacto se dá tanto no curto quanto no longo prazo em dimensões locais e globais. As organizações têm sido demandadas por diversos setores da sociedade a se posicionarem no combate às mudanças climáticas, entendendo como suas ações afetam o meio. Por outro lado, também é de fundamental importância que as empresas entendam, de forma clara, como podem ser afetadas pelas mudanças climáticas.
Os riscos associados às mudanças climáticas se dividem em, pelo menos, duas dimensões: a física e a de transição. Os riscos físicos estão relacionados aos impactos diretos das mudanças do clima nas organizações e podem ser do tipo agudo ou crônico. Os riscos agudos são riscos associados a eventos extremos como inundações, furacões, deslizamentos e ondas extremas de calor ou frio. Já os riscos crônicos estão relacionados a secas prolongadas e escassez hídrica, por exemplo. Os riscos de transição são riscos ligados todas as mudanças no mercado consumidor, na cadeia de suprimentos, no ambiente regulatório e na reputação das empresas. Todos esses riscos devem ser avaliados para que sua organização adote uma governança transparente e eficaz dos riscos associados às mudanças climáticas.
A Green Domus possui um método de avaliação que contempla a análise de variáveis meteorológicas customizadas que permitem uma avaliação robusta da exposição aos riscos agudos e crônicos para seu setor e organização. Além disso, desenvolvemos um modelo de avaliação customizado para identificar a vulnerabilidade da sua organização aos riscos físicos e de transição quantificando os impactos financeiros e operacionais, fornecendo os subsídios para uma gestão adequada aos principais padrões internacionais como o CDP e Morgan Stanley Capital International (MSCI).