logo green domus accenture

O que são metas de redução de emissão? Construindo metas de descarbonização.

O que sao metas de reducao de emissao

No Acordo de Paris de 2015 os governos mundiais se comprometeram a limitar o aumento da temperatura média global bem abaixo de 2°C até o ano de 2100 comparado aos níveis pré-industriais e a buscar esforços para limitar o aquecimento a 1,5°C. Desta forma, para que os governos cumpram seus acordos, será necessário compartilhar a responsabilidade com as empresas que têm um papel vital a desempenhar na redução das emissões de gases de efeito estufa. O mercado, por sua vez, antevendo os impactos das mudanças climáticas para os negócios, tem cada vez mais demandado que as empresas estabeleçam e alcancem metas de redução de emissão. Alguns dos principais pontos abordados pelas demandas do mercado são:

  • Responsabilidade socioambiental e atendimento aos pilares da sustentabilidade: os consumidores e os investidores estão atentos com a sustentabilidade, impulsionando, cada vez mais, esforços voltados à responsabilidade socioambiental tanto no sentido de proteção social e ambiental, quanto na conservação e perenidade dos negócios.
  • Conformidade regulatória: muitos países, como os integrantes da União Europeia, China, Nova Zelândia e outros têm implementado leis e regulamentos para controlar as emissões de gases de efeito estufa. As empresas que não estiverem em conformidade com essas regulamentações podem enfrentar sanções e multas, o que pode afetar negativamente a imagem da empresa e os resultados financeiros.
  • Oportunidades de mercado: as empresas que demonstram compromisso com a redução de emissões podem se beneficiar de oportunidades de mercado, como a venda de produtos e serviços sustentáveis, bem como de investimentos em tecnologias e processos mais limpos e eficientes.
  • Redução de custos: A adoção de práticas e tecnologias mais limpas pode resultar em redução de custos para as empresas.

Desta forma, o governo, investidores e consumidores, demandam o estabelecimento de uma estratégica de gestão e definição de metas de redução de emissão de gases de efeito estufa. A proposição de meta deve considerar um ano base, que servirá como linha de base a ser comparada com o ano-alvo, ou seja, o prazo estabelecido para que a redução proposta seja atingida. As metas de redução podem ser expressas em termos absolutos, onde se estabelece um percentual de redução, ou em termos relativos, onde se estabelece uma meta a partir de uma intensidade de emissões, por ex: tCO2e/tonelada de produtos fabricado ou faturamento.

As metas de redução de emissão podem ser estabelecidas para suas operações (Escopos 1 e 2) e ainda se estender para toda a cadeia de fornecimento (Escopo 3). Para alcançar essas metas, podem ser implementadas várias ações, como a adoção de tecnologias mais limpas, o aumento da eficiência energética, a redução do uso de combustíveis fósseis, a implementação de programas de gestão de resíduos e o uso de fontes de energia renováveis.

Diante dos diversos aspectos a serem considerados para a definição de uma meta segura e robusta de mitigação, a Green Domus atua no desenvolvimento de Planos de Mitigação e Planos de Posicionamento Climático, que trazem a elaboração e modelagem de uma estratégia de descarbonização customizada, considerando as especificidades de cada organização e entendendo quais as melhores abordagens disponíveis e aplicáveis à empresa, garantindo o atingimento da meta estabelecida, o desenvolvimento da organização na Agenda Climática e o atendimento às demandas do mercado.

Group

Compartilhar

Tem interesse em receber um orçamento ou
conhecer mais sobre as soluções da Green Domus?

Tem interesse em receber um orçamento ou conhecer mais sobre as soluções da Green Domus?

Entre em contato conosco e receba nosso retorno em até 24h.