O uso de combustíveis renováveis em mistura ou substituição aos combustíveis fósseis é uma importante estratégia para a redução de emissões de gases do efeito estufa associadas ao transporte. O uso desses combustíveis reduz significativamente as emissões e a sua implementação, diferentemente de outras estratégias de mitigação, é descomplicada. Entretanto, os biocombustíveis corresponderam somente a 4% de todo o combustível utilizado no transporte em 2021. Visando reverter o cenário, diversos mercados têm estabelecido regulações que determinam critérios mínimos de descarbonização e uso de combustíveis renováveis.
O RenovaBio, Política Nacional de Biocombustíveis, instituiu a obrigatoriedade de compra de créditos de descarbonização (CBIOs) por distribuidores de combustíveis fósseis referentes às emissões associadas às suas atividades. Esse prêmio financeiro é destinado aos produtores de combustíveis renováveis que geram CBIOs devido às menores emissões de gases do efeito estufa dos biocombustíveis em comparação aos combustíveis fósseis. O produtor que deseja certificar seu biocombustível precisa fazer a aplicação e ser verificado por uma firma inspetora. A Green Domus pode te auxiliar com a consultoria para a certificação no RenovaBio ou atuar como a firma inspetora do seu processo produtivo.
Destacam-se também outras políticas de geração de ativos, como as regulações Low Carbon Fuel Standard (LCFS) da Califórnia/EUA ou o Renewable Fuel Standard (RFS2) em nível Federal nos EUA. Assim como o RenovaBio, essas regulações visam reduzir as emissões no transporte e emitem ativos como incentivo financeiro para os produtores ou exportadores de combustíveis renováveis. Um produtor brasileiro pode acessar esses incentivos financeiros através da exportação de biocombustível. Se você é produtor e quer entender a viabilidade técnica e financeira para certificar e exportar seu combustível ou certificá-lo nesses standards, a Green Domus pode te ajudar.
Outro crescente mercado de exportação de combustíveis renováveis é o mercado europeu. A regulação EU RED (Renewable Energy Directive) prevê o uso de 14% de combustíveis renováveis no transporte até 2030. Nesse caso, o incentivo financeiro se dá por meio de um prêmio de oportunidade, associado a critérios de sustentabilidade do produto exportado.
A exportação de combustível para a união europeia só pode ser realizada por meio de certificação que comprove a adoção de critérios de sustentabilidade do EU RED. A certificação desses produtos pode ser realizada por meio de standards como o ISCC (International Sustainability and Carbon Certification), a certificação ISCC EU. Fale conosco e entenda mais sobre a possibilidade de certificarmos seu produto como ISCC EU e acesse o mercado europeu.
Para mais informações, entre em contato conosco. Mais detalhes sobre essa e outras oportunidades serão abordados no Webinar – Combustíveis Renováveis, Certificações e Mercado, que será conduzido no dia 23/05/23 às 11h, não perca e fique atento às nossas redes sociais.
Inscreva-se: https://conteudo.greendomus.com.br/webinar-4-maio-2023-combustiveis-renovaveis-certificacoes-e-mercado
Autor: Ephraim França