A Green Domus foi fundada em 2005, mesmo ano em que o Protocolo de Quioto entrou em vigor, tendo sido uma das pioneiras no desenvolvimento de projetos de MDL no Brasil e no mundo, sendo esse tipo de consultoria o foco de atuação naquela época.

Eram dois sócios-fundadores, um economista e um engenheiro mecânico, que conseguiram estabelecer, através de muito estudo e trabalho, um entendimento do setor e de projetos ímpar, o que fez a Green Domus ter grande projeção.

Com o passar do tempo, os projetos de MDL mostraram-se um caminho pouco estável e de elevado risco de negócios e a Green Domus sofreu grande abalo em 2009, resultado da crise global de 2008, tendo inclusive passado pela única reestruturação societária desde sua fundação. Entretanto, as competências desenvolvidas e a crescente reputação técnica no mercado permitiram uma adaptação rápida à nova realidade através da diversificação de portfólio de atuação dentro da competência em clima e, através da expansão para serviços relacionados à sustentabilidade, para o qual a empresa tinha ainda pouca experiência. Com o intuito de sanar tal lacuna, um dos sócios fez uma pós-graduação em estratégias de sustentabilidade em Harvard, a partir desse ponto, a Green Domus desenvolveu uma metodologia de abordagem e engajamento para elaboração de relatórios e gestão de sustentabilidade corporativa.

Em 2010 iniciou-se a retomada. Nossa equipe desenvolveu importantes projetos para pequenas e grandes corporações nacionais e internacionais, elaborou notas técnicas, apoiou as Nações Unidas através de consultorias para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ministrou aulas e palestras em diversas instituições públicas e privadas, no Brasil e no exterior, participou na elaboração e plano de mitigação do inventário de emissões da copa do mundo no Brasil. E em 2015, atingiu a marca de mais de 200 projetos desenvolvidos nos seus primeiros 10 anos de existência.

Em 2014, foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) sob número 0001 para verificação de inventários de emissões de gases de efeito estufa elaborados de acordo com a ABNT NBR ISO 14.064 e Programa Brasileiro GHG Protocol, consolidando-se definitivamente como uma das mais sólidas e atuantes empresas no combate às mudanças climáticas no Brasil.

Acreditamos que devemos esses resultados a nossa filosofia sustentável que aplicamos não só para os clientes, mas também internamente. Esse é o nosso diferencial: foco no cliente, capacitação contínua e respeito em todas as relações.

O resultado desse esforço é muito gratificante e reflete-se nos números. Mais de 92% de renovação de contratos recorrentes, crescimento de 20% ao ano, equipe jovem e preparada, com foco em inovação e busca por soluções que atendam aos clientes.

Para mim, é um grande orgulho fazer parte dessa história e dessa equipe a quem devo meus sinceros agradecimentos e com quem a cada dia aprendo mais. Obrigado também aos clientes que tem feito essa jornada desafiadora e apaixonante a cada desafio. Espero que nos próximos 10 anos possamos comemorar muitos feitos e, principalmente, o êxito no combate ao aquecimento global e atingimento completo dos oito Objetivos do Milênio.

felipe-green-domus
Felipe Jané Bottini
Economista, 36, Sócio-Fundador da Green Domus