A análise de ciclo de vida (ACV) é uma forma de compreender os impactos socioambientais de um produto desde a extração das suas matérias-primas, passando pelo processo logístico e produtivo, até o descarte.

O ciclo de vida abrange diversos aspectos e é um grande desafio para ser quantificado. Entre os principais aspectos estão a pegada hídrica, biodiversidade e pegada de carbono.

A pegada de carbono tem sido desenvolvida por diversas empresas dada a maturidade do assunto que permite quantificar com mais precisão as emissões de um produto.

A GD desenvolve esse tipo de projeto em diversos setores, indústria plástica, química, construção civil, alimentos e embalagens, permitindo aos clientes quantificar a emissão por unidade de produto manufaturada.

A pegada de carbono de um produto, além de incorporar o inventário de emissões corporativo, que é uma etapa da pegada de carbono, permite uma gestão de emissões bastante refinada já que aponta com clareza as oportunidades de melhoria com base nas emissões agregadas em cada etapa da vida de um produto.

À partir da ACV a organização pode estabelecer um plano de gestão de emissões robusto e promover a neutralização dessas emissões do produto.

 

 

A GD também realiza a certificação de pegada de carbono. Para mais informações sobre esse serviço, clique aqui.

+ Consultoria